Jardim Casa Muxarabi

Categoria

Residencial

Localização

Bebedouro, SP

Metragem

1.000m²

Data

Novembro, 2023

Categoria

Residencial

Localização

Bebedouro, SP

Metragem

1.000m²

Data

Novembro, 2023

Nesse belo jardim de entrada, Monica promoveu uma grande reforma, com a atualização dos canteiros da fachada, a preservação de algumas espécies existentes e a introdução de exemplares bem marcantes.

A fachada de arquitetura contemporânea, com biombo de madeira, portas e escadarias amplas, chama a atenção pela beleza e modernidade. Mas nem sempre foi assim. A casa passou por uma reforma recente assinada pelo arquiteto Daniel Rocha, parceiro de trabalhos de Monica Costa. A renomada arquiteta paisagista foi convidada a integrar o projeto para criar e executar um jardim que incorporasse plantas de porte e elegância, tal qual a reforma merecia. Monica fez ainda mais: preservou algumas espécies existentes que precisavam apenas de um upgrade e introduziu novas plantas, dando destaque ao tataré, árvore preferida do mestre paisagista Roberto Burle Marx.

Antes da reforma, o jardim contava apenas com alguns exemplares de filodendros nos canteiros. A renovação da fachada permitiu o recorte de mais espaço no chão, possibilitando o plantio de maciços mais densos. Monica Costa, então, selecionou espécies de diferentes alturas para complementar o par de tatarés escolhidos como planta de destaque e criar uma composição em escala. Das plantas mais altas para as mais baixas, foram incluídos paus-ferros (Libidibia ferrea) e palmeiras- carpentárias (Carpentaria acuminata), combinados com um caprichado acabamento de filodendros-ondulados (Thaumatophyllum undulatum) e bromélias-imperiais (Alcantarea imperialis).

A variação de tons de verde do paisagismo tropical ficou ainda mais evidenciada, graças ao painel muxarabi em madeira que faz plano de fundo para as plantas. O muxarabi é um tipo de biombo ou grade de origem árabe produzido com aberturas geométricas ou padrões recortados. A peça é projetada para permitir a entrada de luz e a circulação de ar, ao mesmo tempo em que preserva a privacidade dos ambientes internos.

© 2025 Mônica Costa. Todos os direitos reservados.