Jardim Casa do Golf

Categoria

Residencial

Localização

Ribeirão Preto, SP

Metragem

1.000m²

Data

Março, 2021

Categoria

Residencial

Localização

Ribeirão Preto, SP

Metragem

1.000m²

Data

Março, 2021

Esse belo paisagismo com muita vegetação e predominância de tons de verde foi planejado para integrar o jardim à paisagem natural do condomínio.

A sofisticada casa de campo está localizada em Ribeirão Preto, SP, e fica em um grande terreno de 1.000 metros quadrados, em um condomínio de alto padrão. Monica Costa ficou responsável pela arquitetura paisagística do imóvel e aproveitou a exuberante vegetação nativa do entorno como moldura para preencher de verde todo o jardim. A partir de plantas adultas, com árvores bem desenvolvidas e palmeiras de porte alto, buscou unificar a paisagem e transformar o jardim em uma extensão do entorno. Entregue em 2020, o jardim tem evoluído ao longo dos anos, com as plantas em pleno desenvolvimento e canteiros cada vez mais volumosos, que valorizam ainda mais a decoração clean e a casa de linhas retas e arquitetura de extremo bom gosto.

Monica conseguiu integrar com equilíbrio o jardim à paisagem natural do entorno, mas tomou o cuidado de usar em alguns trechos plantas que não bloqueassem totalmente a vista privilegiada da casa para o golf club do condomínio. Não sentiu razão para realocar as palmeiras areca-de-locuba (Dypsis madagascariensis) e algumas árvores, que já existiam no terreno, mas se orientou para preencher o restante do espaço com maciços baixos de folhagens, como filodendros, principalmente na frente da borda infinita da piscina.

O paisagismo tropical composto por plantas, cujas folhagens se destacam na paisagem, é uma forte característica dos projetos de Monica Costa. A arquiteta paisagista marca bem os seus canteiros com fartos maciços de espécies de alturas e texturas diferentes e tons variados de verde que vibram na paisagem. Esse canteiro conta com marantas-charuto (Calathea lutea) plantadas junto ao muro e acompanhadas de filodendros-ondulados (Thaumatophyllum undulatum), guaimbês (Philodendron bipinnatifidum), alocásias-orelha-de-elefante (Alocasia macrorrhizos) e jasmins-manga (Plumeria rubra) harmoniosamente combinados.

© 2025 Mônica Costa. Todos os direitos reservados.