Jader Almeida Jardim Flagship
Convidada para projetar o jardins da fachada, do acesso ao estacionamento e dos corredores internos dessa loja, Monica suavizou a arquitetura com uma boa dose de verde.
A construção é moderna, com arquitetura brutalista pautada pelo minimalismo e pela sobriedade. A beleza do prédio está nas paredes e no teto alto com laje em balanço revestidos por placas de pedra lisa, assim como no acabamento espelhado e nas estruturas metálicas, que chamam a atenção pela contemporaneidade. O contrato firmado com Monica Costa para o paisagismo desta flagship — ou loja conceito, como também é chamada a sede de uma rede de lojas — previa a incorporação estratégica da vegetação, que, em vez de revestir ou envolver a edificação, deveria ser aplicada em pontos específicos, realçando a harmonia e valorizando o conjunto arquitetônico. Um frondoso pau-Brasil foi escolhido como planta de destaque na fachada. A espécie parte do canteiro no chão e atravessa o vão da laje, que foi aberto propositalmente para que a árvore se desenvolvesse conforme a sua natureza. A base de terra foi ocupada por um farto maciço de filodendros-ondulados. A laje ganhou um canto preenchido por um conjunto de helicônias-rostratas e floreiras ocupadas por uma fartura de guaimbês. Ramos da trepadeira-jibóia pendem pelo vão do teto e arrematam o paisagismo, formando uma delicada cortina viva.
O lado do prédio voltado para a entrada de carros ganhou um paisagismo de vasos na parte interna da estrutura metálica que cobre a fachada. O jardim de frente à calçada ganhou um corredor verde, com caminho de acesso de pedestres à loja. Monica implantou ali canteiros ladeando a passagem com espécies que crescem bem sob a condição de meia-sombra. O canteiro mais largo conta com a predominância de alocásias-orelha-de-elefante, combinadas com guaimbês e marantas-charuto. Já o trecho mais estreito foi preenchido apenas por curculigos e, em ambos os lados, as plantas foram forradas pela graciosa barba-de-serpente.