Casacor 2023

Categoria

Comercial

Localização

São Paulo

Metragem

100m²

Data

Junho, 2023

Categoria

Comercial

Localização

São Paulo

Metragem

100m²

Data

Junho, 2023

Para a CASACOR SP, Mônica Costa assina um jardim que desperta a consciência ambiental, incentivando os visitantes a se envolverem no cultivo de plantas. Guiada pelo tema Corpo & Morada, da CASACOR São Paulo 2023, a paisagista Mônica Costa apresenta uma Horta Urbana sensorial e imersiva de bem-estar e prazer. São 100 m² que promovem a conexão com a natureza e despertam a consciência ambiental, incentivando os visitantes a se envolverem no cultivo de plantas, permitindo que compreendam melhor o ciclo de vida dos alimentos, a importância da água e a necessidade de práticas agrícolas sustentáveis.

"Essa experiência pode levar a uma apreciação mais profunda do meio ambiente e a uma maior adoção de comportamentos ecológicos", comenta a profissional, que é uma especialista em criar hortas urbanas, tendência que dominou os pedidos do seu escritório para jardins pós-pandemia. Ao adentrar no ambiente, o visitante já se vê envolvido com a varanda, que busca explorar a desconexão, mostrando sobre se permitir tocar, cheirar, cultivar, receber e se encantar com as maravilhas da natureza.

O refúgio conta com uma mesa estilo piquenique, escultura em tecido e bancos em madeira, que se misturam com vasos vietnamitas, plantas ornamentais e frutíferas como jabuticaba, oliveira, laranjeira e folhagens tropicais. No exterior, criou-se no muro o jardim vertical, que é verdadeiro oásis de beleza e tranquilidade por suas diferentes espécies de plantas, que dão um visual único e encantador.

Entre as folhagens, destacam-se duas em especial: o Philodendro Ondulata, exuberante por suas folhas verdes e vibrantes e o Boldinho, com flores roxas bem delicadas. A natureza ainda se expressa em vasos com alecrim, manjericão, lavandas e um mix de ervas, que inclui peixinho, arruda, salsa, pimenta, cebolinha, pimentão e hortelã, que trazem um aroma agradável ao ambiente.

“Trabalhar com a terra, sentir a natureza, perceber ciclos e observar a dinâmica da vida interagindo o tempo todo, desperta nossos sentidos, cuida da nossa saúde e nos nutre. Trabalhei o jardim funcional da horta urbana também como um jardim sensorial Formas de interagir com o espaço e ampliar a conexão, trazendo ao jardim beleza e funcionalidade, ou seja, corpo e morada”, completa a paisagista.

© 2025 Mônica Costa. Todos os direitos reservados.